O baixista Frederico Heliodoro é um dos músicos que vai se apresentar no mais novo palco
O Viradão Carioca é um festival de música gratuito que todo ano monta palcos ao ar livre pela cidade. O festival começou hoje e vai até o domingo, dia 14 de abril. Nessa edição a principal novidade é o palco do Arpoador, que só vai tocar Jazz e Música Instrumental. O baixista carioca radicado em Belo Horizonte, Frederico Heliodoro, vai participar do segundo dia do evento. Frederico se apresenta junto com o seu quarteto às 17:30. Em entrevista exclusiva ao Menino de Duas Cabeças, o baixista comentou sobre a vinda ao Rio de Janeiro e a expectativa para o show.
O Menino: Esse ano o Viradão Carioca terá um palco dedicado exclusivamente ao jazz e a musica instrumental. O que você achou da iniciativa?
Frederico Heliodoro: Eu acho a iniciativa ótima pelo motivo de conseguirem abrir um espaço para a música instrumental que é feita em nosso país. É muito importante para nós, músicos, que exista eventos desse tipo. Precisamos criar uma unidade sólida, se tratando da música instrumental no Brasil. Temos uma amplitude imensa de influências e a criatividade do músico brasileiro sempre foi um diferencial no mundo. Eu não tinha conhecimento da existência do Viradão Carioca mas fiquei muito feliz quando fui convidado a participar. Sem dúvida será um show muito bacana que farei com meu grupo. Num lugar lindo e num horário ótimo.
Anna Lara
Anna Lara
Leo Gandelman e Frederico Heliodoro |
FH: Já participei de festivais de jazz. O fato de estar dentro da programação de um festival é muito bacana devido à toda a atmosfera musical pela qual somos absorvidos durante esses eventos. Conhecemos músicos novos e veteranos e podemos trocar informações, assistir a shows que não assistiríamos se não estivéssemos lá. Já toquei em várias edições do Savassi Festival, que acontece aqui em Belo Horizonte. Realizei e assisti a shows incríveis. Toquei também no Valadares Jazz Festival com a IEX - Inevitável Experiência, e no Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga com o Grupo Ramo. Em todos esses lugares tive contato com excelentes músicos e sem dúvida foram experiências importantes na minha vida.
OM: Está animado para a sua apresentação? Pode adiantar alguma coisa sobre o show?
FH: Com certeza absoluta estou muito animado para a apresentação. Convidei 2 grandes músicos do Rio a se juntarem a mim nesse concerto: Danilo Sinna no sax alto e Pedro Santos no piano. Teremos 1 dia de ensaio apenas. Será, no mínimo, emocionante fazer um show com esses dois caras que admiro muito. O baterista será o Felipe Continentino, com quem já toco muito aqui em Belo Horizonte. O show será composto por 5 músicas dos meus 3 discos - Ao Vivo no Café com Letras, Dois Mundos e Verano (esse último ainda não lançado) - e também tocaremos um arranjo meu para Cais, do Milton com o Ronaldo. Vale ressaltar que os 2 primeiros álbuns estarão à venda no dia do evento.
OM: Você lançou recentemente o disco "Dois Mundos", já tem planos para um novo álbum?
FH: Lançei o Dois Mundos no Rio de Janeiro em novembro de 2012. No dia 2 de janeiro de 2013 gravei meu terceiro disco, dessa vez de trio, com baixo, piano e bateria. Foi realmente uma experiência incrível pelo motivo de termos ensaiado durante 1 semana inteira (sim, a do Natal e Reveillon) e gravado um álbum de 8 faixas em apenas 1 dia. Fiz isso pelo fato de eu estar com muita música nova pronta e querer registrá-las em áudio antes que ficassem de lado. Ainda preciso lançar esse disco, que se chamará Verano. Pretendo lança-lo até o meio do ano. Também estou com outro projeto em mente que é o de fazer uma "banda dupla". Duas baterias, dois pianos/teclados, duas guitarras/violões, dois sopros e eu no baixo, com músicas diferentes, saindo um pouco das formações tradicionais de quartetos, trios, etc.
OM: E para fechar: shows no rio, tem algum projeto em mente?
FH: Tenho pensado muito em levar meu trabalho cada vez para o Rio e São Paulo. Também estou fechando datas em Brasília, Portugal, Nova York e Buenos Aires. Muita coisa em mente e em andamento. Só falta "bater os martelos".
O Viradão Carioca 2013 conta com cinco palcos, em Nova Iguaçu, Niterói, Copacabana, Arpoador, no Parque de Madureira e na Praça das Juras, em Bangu. A programação dos três dias de show está no site oficial do evento, que você confere aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário